quinta-feira, 31 de julho de 2014

Você já conhece o Bom Senso F.C.?


Bem-vindo novamente, amigo leitor!!! Começo este post lhe fazendo algumas perguntas:

- Conhece o Bom Senso F.C.?
- Você se recorda que no brasileirão do ano passado, em vários jogos os atletas, após o apito inicial, ficavam parados, tocando a bola uns para os outros, ou simplesmente sentavam no campo de jogo?
- Sabe por que eles protestaram?

Bem, o Revolta F.C. vai responder estas perguntas falando em uma série de 4 posts, sobre o movimento de jogadores pela democratização da CBF e outras propostas, que se aprovadas podem fazer grande diferença para o futebol brasileiro:

Parte 1 - A Origem
Parte 2 - O calendário
Parte 3 - Fair Play Financeiro e Aumento da Média de Público
Parte 4 (Final) - Considerações Finais e Como Ajudar

Parte 1 - A Origem

O Grande motivador para o movimento foi o calendário do futebol brasileiro: A idéia teria surgido dos veteranos Juan (zagueiro do Internacional) e Alex (meia do Coritiba) ao final do jogo entre as duas equipes no dia 1ºde setembro de 2013 quando foram se cumprimentar. Durante a troca de camisas, surgiu o assunto do cansaço pelo excesso de jogos na temporada. Lincoln (meia do Coritiba) e D´Alessandro (meia do Internacional) entraram na conversa e o movimento tomou forma. Três dias depois, o Corinthians enfrentou o Internacional em Novo Hamburgo e o então zagueiro do Corinthians Paulo André tomou conhecimento da idéia e a mobilização entre os jogadores começou. 
Fonte: Esporte Interativo. Leia a matéria completa clicando aqui

No dia 30 de Setembro de 2013, houve a primeira reunião do Bom Senso F.C. e a publicação de seu primeiro manifesto:

"Hoje, dia 30 de setembro de 2013, reunimos pela primeira vez parte do grupo signatário do movimento Bom Senso F.C., que já conta com o apoio de mais de 300 atletas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O encontro contou com a presença de 20 jogadores de vários clubes do país e teve como objetivo definir propostas centrais para questões que têm repercutido no rendimento dos atletas e na qualidade do nosso futebol, tais como:
1- Calendário do futebol nacional
2- Férias dos atletas
3- Período adequado de pré-temporada
4- Fair Play Financeiro
5- Participação nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol
Ao fim da reunião, um documento foi assinado por todos os atletas presentes. O mesmo será encaminhado para a CBF requisitando um encontro para que possam ser debatidos os temas acima, visando benefícios ao futebol brasileiro."
Bom Senso Futebol Clube, Por um futebol melhor. Para quem joga, Para quem torce, Para quem transmite, Para quem patrocina. Para quem apita. Por um futebol melhor para todos.
A toda-poderosa CBF não se mostrou muito entusiasmada com a idéia, e assim chegamos a parte das manifestações dos jogadores. Confira algumas:

- Na 30ª rodada, os jogadores dos 20 times da Série A deram abraços coletivos antes dos jogos;

- Na 34ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro de 2013, os jogadores dos dois times (em nove dos dez jogos) ficaram parados por 30 segundos, com os braços cruzados, em protesto silencioso.

- Na partida entre São Paulo e Flamengo, válida pela 34ª rodada, o árbitro Alício Pena Júnior até ameaçou aplicar cartão amarelo em todos os jogadores caso resolvessem retardar o início de jogo. Então tiveram a idéia de ficarem tocando a bola uns para os outros durante 1 minuto.

Hoje, o movimento já conta com o apoio de mais de 70 mil pessoas e luta: 

- Por um calendário mais coerente, já que hoje existe um excesso de jogos para os times grandes, e uma escassez para grande parte dos times pequenos (583 clubes não tem um calendário anual, ficando mais de 6 meses inativos);

- Fair Play Financeiro, modelo já praticado na Europa, onde os clubes não podem gastar mais do que arrecadam;

- Coletando opinião dos torcedores, para apresentar propostas para aumentar a média de público nos estádios. O Brasil tem apenas a 18ª melhor média de público do planeta, perdendo pra "potências do futebol" como Estados Unidos e Austrália (é o fundo do poço para o País do Futebol...);

- Pela democratização da CBF, onde em suas eleições só há 47 votos (Os 20 clubes da série A e as 27 Federações Estaduais), assunto também já comentado aqui no Revolta F.C., no nosso primeiro post com sugestões para melhorar o nosso futebol.
 
No próximo post, falaremos sobre as propostas relacionadas ao calendário do futebol brasileiro. Quero aproveitar este espaço para agradecer a você pelos mais de 3 mil acessos que o Revolta F.C. teve em apenas duas semanas de vida. Muito Obrigado!!! Continue com a gente!!! Comente, curta e compartilhe!!! Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fill out my online form.
Use Wufoo integrations and get your data to your favorite apps.