quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Dunga e sua Primeira Convocação

Olá a todos!!! O assunto da vez é a convocação da seleção brasileira e a escolha do técnico Dunga, como antecipamos nos dias anteriores a confirmação. Você deve estar me perguntando: " Por que só agora resolveu falar da escolha do técnico?" E a resposta: Queria analisar a escolha do técnico e as escolhas feitas pelo técnico nessa primeira convocação pra fazer uma análise mais precisa. Seguem considerações:

O retorno de Dunga

Dunga: A escolha errada que até pode dar certo


Na minha opinião, decepcionante. Num momento em que o nosso futebol está tão sem crédito, tão fragilizado, tão ultrapassado, acredito que este seria um momento de mudanças, de um trabalho a longo prazo. Momento de um técnico de visão diferente das figurinhas carimbadas Felipão, Dunga, Parreira... Um técnico que tivesse um repertório maior, que trouxesse algo diferente, atual para a nossa seleção. Dunga em sua passagem anterior, insistia em armar a seleção brasileira fechadinha lá atrás para aproveitar as descidas em velocidade de Kaká e Robinho e o faro de gol de Luiz Fabiano, no auge da carreira. Dava até certo para times que tentavam jogar de igual pra igual com o Brasil, como foram confrontos com Argentina, Chile, Uruguai e Italia, vencidos facilmente pela seleção, mas se mostrava pouco eficiente contra os adversários que jogavam na retranca, como Colômbia e Bolívia, contra os quais o Brasil usou a mesma estratégia, não apresentou nada de novo e ficou no 0x0 contra ambos.

Hoje Kaká não parece estar nos planos, assim como Robinho, muito abaixo do nível de quatro anos atrás e a única referência no atual grupo é Neymar, que sinceramente, ainda não me parece preparado pra assumir esse papel, como já mostrou nos jogos Contra Chile e Colômbia, nas fases de mata-mata da Copa do Mundo de 2014. Se Dunga utilizar a mesma formação tática de 4 anos atrás, pode até dar certo nas eliminatórias, já que infelizmente, parece que ninguém mais respeita a seleção brasileira e pode dar campo para o sonhado contra-ataque. Acho muito pouco pra enfrentar seleções como Holanda, Argentina e a poderosa Alemanha, só pra começar.

Acho também que Dunga foi escolhido para ser bode expiatório, para tirar o foco de Marin e Del Nero. O treinador  é conhecido por seu temperamento explosivo e seria um alvo bem interessante para a imprensa, no caso das coisas darem errado. Resumindo: Acho Dunga uma escolha errada, mesmo que dê certo. Tite ou Muricy poderiam fazer melhor.

A Convocação

Algumas novidades, 3 estreantes. O zagueiro corintiano Gil, o meia Everton Ribeiro e o atacante Ricardo Goulart, ambos do Cruzeiro. Além deles, mais 3 convocados atuam no futebol brasileiro: O goleiro Jeferson, do Botafogo, o volante Elias, do Corinthians e o atacante Diego Tardelli, do Atlético-MG. O Chelsea, da Inglaterra, foi o time que mais cedeu jogadores na convocação: 4 (Filipe Luís, Ramires, Oscar e Willian). A Convocação foi para os amistosos contra a Colômbia (no dia 5 de setembro, em Miami, no Estádio Sun Life, às 22 horas de Brasília) e Equador (no dia 9 de setembro, em Nova Jérsei, no Estádio Metlife, às 22 horas de Brasília).

Confira a lista da primeira convocação de Dunga:

GOLEIROS

Jefferson - Botafogo
Rafael Cabral - Napoli

ZAGUEIROS

David Luiz - PSG
Marquinhos - PSG
Gil - Corinthians
Miranda - Atlético de Madri

LATERAIS
Maicon - Roma
Filipe Luis - Chelsea
Alex Sandro - Porto
Danilo - Porto

VOLANTES

Luiz Gustavo - Wolfsburg
Elias - Corinthians
Fernandinho - Manchester City
Ramires - Chelsea

MEIAS

Everton Ribeiro - Cruzeiro
Oscar - Chelsea
Willian - Chelsea
Philippe Coutinho - Liverpool
Ricardo Goulart - Cruzeiro

ATACANTES

Hulk - Zenit
Neymar - Barcelona
Diego Tardelli - Atlético Mineiro

Acho que ficamos bem servidos no gol, na defesa não entendi a convocação de Marquinhos (já repararam que Paulo André, mesmo em alta e campeão do Mundo na época de Corinthians nunca foi convocado? A CBF não gosta muito dele, é um dos líderes do Bom Senso F.C.). Nas laterais, a preocupação é ainda maior, Maicon foi melhor que Daniel Alves na Copa, mas daqui a 4 anos, ele já estará com 37 anos, Filipe Luis fez boa temporada no Atlético de Madrid, mas os nomes de Danilo e Alex Sandro não me agradaram...

No meio, acho que não convocaria Willian, talvez Kaká, pela experiência que poderia passar além do já conhecido talento e no ataque, sinceramente, acho que não temos outras opções. Vamos torcer...

E você? O que achou da convocação? Como seria a sua convocação? Fique a vontade pra convocar a sua seleção nos comentários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fill out my online form.
Use Wufoo integrations and get your data to your favorite apps.